Civic Si Vs Golf GTi (MK7) – Qual o melhor? Como fazer uma escolha entre estes dois carros? Vamos comparar alguns fatores, para que você possa escolher o seu preferido!
Escolher um carro em detrimento de outro é sempre algo objetivo, quando comparamos câmbio, motor, conforto e tecnologia. Contudo, um tanto subjetivo, quando falamos sobre o prazer de dirigir.
Desse modo, por mais que nossa comparação esteja em um campo objetivo, sabemos que o prazer de guiar tem um peso enorme.
Assim, vamos te apresentar muitos fatores importantes na compra de um carro. Entretanto, faça o teste drive antes da compra, o prazer de guiar é insuperável, já que é isso que você fará o tempo todo.
Civic Si Vs Golf GTi (MK7) – Qual o melhor? Vamos comprar estes carros esportivos de encher os olhos.
Design:
Em primeiro lugar, quando falamos sobre as linhas dos carros, o Golf GTi mantém suas origens desde sua criação. Mesmo muitos anos após seu lançamento, conseguimos encontrar traços originais em seu desenho.
Não podemos dizer o mesmo sobre seu concorrente, já que o Civic Si deixou de lado suas linhas originais. Ou seja, o sedã conhecido mais antigo, foi deixado de lado para ter uma esportividade maior.
Esse fator trouxe essa concorrência acirrada entre os dois modelos, desse modo, temos fãs de um lado, e de outro.
Ao se tornar um cupê, o Civic atraiu olhares de quem gosta de um carro mais esportivo, atraindo assim um público que gosta de um visual mais agressivo.
Segundo especialistas, o Civic Si atraiu mais olhares em um passeio à rua do que o Golf; contudo, isso é questão de gosto. Os apaixonados pelo Golf, com certeza ainda preferem seu modelo do que o lançamento japonês.
Câmbio dos dois modelos:
A esportividade está na essência do Golf GTI, seu câmbio é automatizado com duas embreagens, possibilitando assim as trocas de marcha mais rápidas. São 6 marchas, o câmbio é banhado a óleo (DGS).
O recurso Sport e os paddle-shifts presentes no volante, deixam a dirigibilidade ainda melhor e mais divertida. Quando olhamos para o concorrente, encontramos outra filosofia de câmbio.
BLAMOB.COM
THE Civic traz um câmbio manual de 6 marchas, com engates muito justos e precisos, onde o prazer de dirigir também está presente. Desse modo, depende muito do gosto de cada pessoa, visto que ambos os câmbios são excelentes.
A filosofia dos dois modelos é demonstrada nos câmbios escolhidos por cada um. Cabe ao comprador decidir o que lhe traz mais prazer ao dirigir: automático ou manual.
Desempenho:
Por fim, precisamos falar do desempenho, afinal de contas, em um carro esportivo este fator conta muito. A princípio, a escolha da suspensão é semelhante, são sistemas independentes nas quatro rodas.
Isso não afeta o desempenho em nenhum dos modelos (embora num teste realizado em uma reta, o Honda com seu motor 1.5 Turbo e 208 cv, não foi capaz de superar o Golf GTI).
Já o Golf GTI com seu motor 2.0 Turbo e 230 cv, superou o motor do Honda! Claro que potência não é tudo ao se analisar um carro, mas não tem como comparar os dois modelos em uma arrancada: ao que parece, nesse quesito o Golf é superior.
LEIA TAMBÉM:
Sendo assim, fica a pergunta ao leitor: Civic Si Vs Golf GTi (MK7) – Qual o melhor?
Bom, isso depende do gosto e do quesito analisado (performance, design, conforto, etc). Agora, fato é que quando olhamos para o interior de ambos os carros, o Honda tem mais esportividade.
Enquanto o Golf GTI mantém mais o tradicionalidade em seu interior (com opções de banco de tecido xadrez ou em couro preto).
Em síntese, o Civic Si trouxe ousadia e mais esportividade, principalmente em seu novo design coupé, enquanto o Golf manteve seu ótimo conjunto mecânico – com muita potência e força -, e visual atemporal.
Assim, o Golf GTI sai por cerca de R$ 143.790, enquanto o concorrente japonês R$ 162.900. A diferença de valor é justificável? Bom, nossa equipe acredita que não – embora o que vale no final, ao se escolher qualquer carro, é o prazer ao dirigir.
Abaixo, confira algumas fotos e as fichas técnicas de cada modelo:
VW GOLF GTI (MK7) – Ficha Técnica:
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 2.0, 16V, comando duplo variável, turbo, injeção direta de gasolina
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 230 cv a 4.700 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.500 rpm
Velocidade máxima: 238 km/h
Câmbio: Automático de dupla embreagem e seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e Multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus e rodas: 225/40 R18
Tração: Dianteira
Carroceria: Hatch, 4 portas, 5 lugares
Comprimento: 4,27 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,45 m
Entre-eixos: 2,63 m
Tanque de combustível: 51 litros
Peso (ordem de marcha): 1.371 kg
Porta-malas: 338 litros (fabricante)
HONDA CIVIC SI (Coupé):
Motor: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.5, 16V, comando duplo variável, turbo, injeção direta de gasolina
Cilindrada: 1.498 cm³
Potência: 208 cv a 5.700 rpm
Torque: 26,5 kgfm a 2.100 rpm
Velocidade máxima: N/D
Câmbio: Manual de seis marchas
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e Multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Rodas e pneus: 235/40 R18
Tração: Dianteira
Carroceria: Cupê, 2 portas, 4 lugares
Comprimento: 4,52 m
Largura: 1,79 m
Altura: 1,42 m
Entre-eixos: 2,70 m
Tanque de combustível: 46,9 litros
Peso: 1.321 kg
Porta-malas: 334 litros (fabricante)
Serviços:
Ademais, para mais informações e análises automotivas complementares, recomendamos a leitura do blog AutoEsporte.