Inegavelmente você que sempre gostou de filmes baseados em histórias verdadeiras, então veja filmes brasileiros baseados em acontecimentos reais.

Ademais, com o número crescente podemos citar filme como nosso de Claudinho e Buchecha que é um grande sucesso.

Vazhdon pas reklamimit

Portanto, vamos citar agora filmes brasileiros baseados e acontecimentos reais.

O Sequestro do voo 375

Relembrando um dos crimes aéreos mais chocantes do Brasil, o filme dirigido por Marcus Baldini (Bruna Surfistinha) conta a história de Nonato, um morador do Nordeste amargurado com a situação socioeconômica do país e que decide sequestrar um avião para derrubá-lo.

Vazhdon pas reklamimit

No palácio do planalto. E trucidar José Sarney, então presidente da república.

Acontece que ele encontra um obstáculo em seu caminho: Murillo, um piloto experiente que faz de tudo para dissuadi-lo dessa ideia ridícula e salvar a vida dos mais de 100 passageiros a bordo.

Chocado, Nonato aos poucos se deixa emocionar pela fala de Murilo e, com a ajuda do piloto, sua tragédia relatada se transmuda em final feliz.

Este evento ocorreu em 1986 e ainda são considerados o “11 de setembro brasileiro” devido às suas semelhanças com os ataques ao World Trade Center em 2001.

A diferença é que no caso do Brasil O ataque realmente não aconteceu.

Estrelado por Jorge Paz, Danilo Grangheia e um elenco excepcional, o filme mostra como era o país na década de 1980 e mostra honestamente como aconteceu um dos crimes mais importantes e esquecidos do Brasil.

Mas o sequestro do voo 375 está previsto para chegar aos cinemas em dezembro de 2023.

Última Parada 174

De um sequestro a outro, este filme dirigido por Bruno Barreto (flores Raras) conta a história de Sandro, um menino que cresceu marcado pela violência nas ruas e presenciou o massacre da Candelária, acontecimento que resultou na morte de oito crianças em situação de rua.

Com insatisfação com seu destino, então ele se uniu a outra jovem vítima do tráfico de drogas.

E juntos sequestraram um ônibus para o Rio de Janeiro. E tomou meninas como reféns.

Baseado em fatos reais ocorridos em 12 de junho de 2000, o filme narra a vida na cidade-estado e retrata a violência enfrentada pelos moradores da metrópole Maravilhosa.

Uma grande conquista foi que as razões do crime foram discutidas e os jovens foram retratados não apenas como criminosos, mas também como vítimas de um sistema muito cruel.

Pois para contar essa história o filme apresenta Michel Gomes interpreta Sandro e Marcelo Melo Jr. interpreta parceiro.

Inteiram o elenco Chris Vianna, Anna Gotrim, Douglas Silva (Cidade de Deus) e André Ramiro (Tropa de Elite).

Além do filme lançado em 2008, há também um documentário de 2002, Ônibus 174, que fala sobre esse incidente.

Porém, os amantes do cinema podem assistir no Globoplay e Netflix.

Ângela

Inegavelmente, outro filme brasileiro baseado em um caso real que chocou o país é Ângela, que estreou nos cinemas em setembro de 2023 e que conta a vida e a morte de Ângela Diniz, uma das celebridades mais famosas dos anos 80 e 90.

Ademais ela foi morta a tiros quatro vezes pelo amigo Doca Street (Gabriel Braga Nunes), que num acesso de ciúme acabou com sua vida e interrompeu todos os seus sonhos.



Conhecida pelo seu espírito livre, Ângela sempre foi vítima da misoginia e do machismo na sociedade, mas a sua trágica morte chocou o país em 30 de dezembro de 1976.

Contudo, nele, os personagens ganham vida junto com Isis Valverde, e o elenco também conta com Bianca Bean, Ângela Pectinidae e Emilio Orciollo Netto.

Embora, quem quiser assistir ao filme pode encontrá-lo no Prime vídeo.

Isabella: o caso Nardoni

Não podemos falar dos crimes que chocaram o Brasil sem o caso de Isabella Nardoni, uma garotinha de cinco anos que foi morta e atirada da janela do apartamento do pai, Alexandre Nardoni, e da madrasta Anna Carolina Jatobá 2008.

Esta produção da Netflix tem como foco o depoimento da mãe de Isabella.

Entretanto, o policial encarregado deste caso e relatórios que aparecem durante tais eventos.

Em fazer um documentário, a equipe responsável analisou mais de seis mil páginas do processo e gravou mais de 100 horas de entrevistas.

Quem quiser ver a obra já pode reproduzi-la na Netflix.

Tim Lopez: a história de um Arcanjo

Lançado em 2014, este documentário conta a história de alguns dos crimes mais brutais cometidos contra a mídia.

Esse foi o assassínio do jornalista da malha Globo Terrestre Tim Lopez.

Tim foi batizado de Arcanjo Antonio Lopez de Nascimento devido a sua semelhança com o cantor Tim Maia.

Foi um dos jornalistas investigativos mais respeitados entre seus colegas de profissão e morreu em 2 de junho de 2002, executado por ordem de Elias Maluco, um dos principais traficantes de drogas do Rio de Janeiro.

Na época Tim investigava prostituição infantil e tráfico de drogas ocorrido em uma festa funk na aldeia Cruzeiros, zona norte do Rio de Janeiro.

No dia fatídico, ele foi perseguido e brutalmente morto.

Dirigido por Guilherme Azevedo, o documentário é recontado a partir do ponto de vista do filho dez anos após a morte do repórter.

Quem quiser ver pode encontrar no Globoplay.

Shërbimet

Por fim, para saber mais acesse ao Globo play, Prime Vídeo e Netflix.